100% jornalismo

Blog acadêmico de Letícia Lemos, produzido para a disciplina Fundamentos científicos da comunicação social da Universidade de uberaba. prof. Andre Azevedo da Fonseca.

Wednesday, April 19, 2006

Observatória da Imprensa - Analistas duvidam de proposta de dar coca a estudantes

Na Bolívia, o presidente Evo Morales criou uma proposta que incentiva o consumo de coca em massa, e criou gestões para conserguir a descriminalização mundial do consumo da planta no mundo.
Sua proposta é incluir a planta no café da manhã distribuido pelas escolas para as crianças. Ele argumenta que a planta (da qual se extrai a cocaína) contém alto nível de cálcio e fósforo, mais do que é encontrado no leite e no peixe.
Apesar de reconhecer as propriedades da coca, a proposta foi recusada pelo presintente do Colégio de Nutricionista da Bolívia, pois consideraram a planta impropria para o consumo humano e não recomendável para o consumo de crianças, como qualquer droga, possui efeitos inibidores do apetite e provoca fadiga.
Especialistas indicaram que o melhor para o consumo de crianças é a ingestão de leite, frutas e verduras, pois contem os nutrientes necessários em quantidades adequadas para o organismo.
O relatório, com dados da Organização Pan-americana da Saúde, mostra que em cada 100 gramas da coca seca, existem 2.097 mg de cálcio, 9,8 mg de ferro, 363 mg de fósforo e valores menores das vitaminas A, C, E, B1, B2 e niacina.
No Chapare, berço sindical do presidente Morales, está concentrado o esforço da Polícia e do Exército, com a ajuda internacional, para eliminar a atividade "cocalera" junto ao combate ao narcotráfico desde meados da década dos 80.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home