100% jornalismo

Blog acadêmico de Letícia Lemos, produzido para a disciplina Fundamentos científicos da comunicação social da Universidade de uberaba. prof. Andre Azevedo da Fonseca.

Wednesday, April 19, 2006

Aula 18 - O retrato da Sociedade

Analisando o modo como alguns intelectuais visualizam a sociedade e discorrem sobre ela, podemos contrastar dois estilos diferentes: Agatha Cristie e Georges Simenon de um lado, escritores que retratam acontecimentos fictícios, mas que são muito similares com o cotidiano, tendo sempre o mesmo ritmo em suas estórias policiais e de investigação. Já o diretor do filme Edukators, Hans Weingartner, em seu filme por exemplo, mostra seu profundo desejo de anarquismo e de que tudo ainda pode mudar. Ele se incomoda ao ver que a sociedade se acomoda com a situação em que estamos imersos. Imersão! Ele sugere a emersão de cada um, pois somente assim, vendo a situação de fora, pode-se refletir sobre ela e querer mudá-la. Esse é o caminho para a humanização. Então, inserir-se novamente na sociedade, modificando-a, formando um ciclo, chamado “teoria da objetivação”. Nesse processo, é necessária uma dialética, onde se tem uma tese e uma antítese (discordância de tese), para gerar uma síntese, que é uma nova ideologia, resultante do choque entre a tese e a antítese. Nada fácil de ser cumprido. Nós, seres humanos, estamos condicionados a aceitar a sociedade e viver aos troncos e barrancos, preferindo nos adaptarmos do que provocar mudanças.

1 Comments:

Blogger Fredy said...

ei letixia aqui é o fred de araxa tudo joia?? tava dando uma olhada nesse blog seu, gostei dos artigos parabens manda noticias depois.. tudo de melhor pra vc sucesso.. bjo

8:35 PM  

Post a Comment

<< Home